Nossa Senhora de Fátima, 18 de maio
Prevenir e Atuar em Situações de Emergência.
Exercícios de Suporte Básico de Vida na Junta de Freguesia de Santa Joana para residentes do concelho de Aveiro. Com a insigne, consignada e exímia orientação do Dr. Pedro Sardo, e das alunas estagiárias de Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, pela incondicional disponibilidade.
Saber atuar, informar devidamente a linha 112 e sensibilizar para as Boas Práticas em Suporte Básico de Vida. Gestos que podem Salvar Vidas!
No intervalo de tempo que decorre entre a ativação e a chegada dos serviços de emergência ao local da ocorrência, as práticas de manobras de reanimação constituem-se prioritárias.
Avaliar as condições de segurança, Avaliar o estado de consciência, Permeabilizar a via aérea, Avaliar a respiração (Ver, Ouvir e Sentir). Se a vítima não responde, e não tem respiração normal, ativar a linha de emergência, a linha do 112.
Sem dúvida esta temática cada vez mais assume-se como uma importância elevada, é imperativo estarmos informados e capacitados, sabermos COMO ATUAR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA:
O nosso muito obrigado ao Senhor Presidente Vítor Marques da Junta de Freguesia pela distinta colaboração e disponibilidade.
Ao secretário Tiago Santos e à administrativa Milú Pinto o nosso sincero agradecimento pela elogiável coorganização.
E por último o nosso muito obrigada a todos/as os/as presentes que estiveram de forma tão interessada e participativa. Cidadania Ativa em responsabilidade cívica.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade 1 “CASE”- Prevenir e Atuar em Situações de Emergência e Calamidade.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.