No cumprimento da realização das Ações, as metas devem ser orientadoras e explícitas para que tudo e todos trabalhem no mesmo sentido, utilizando as boas práticas.
Em 3 anos, pretende-se atingir as seguintes Metas por Atividade:
A1 CASE | São dinamizadas 48 sessões de informação e sensibilização (2h, cada), numa óptica de prevenção, distribuídas pelas freguesias que sofreram situações de calamidade, total: 480 participantes; São realizados 7 Exercícios de Mass Training (de 1 dia, cada) distribuídos pelas restantes freguesias do concelho, envolvendo 700 participantes. |
A2 GUIA+ | É elaborado pela Equipa Técnica um GUIA de apoio ao Cidadão – prevenir e atuar em situações de emergência e calamidade, com o contributo de 50% dos parceiros envolvidos na A1, e colocado nas Juntas de freguesia do Concelho, IPSS do Concelho e Gabinete de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Aveiro de modo a ser divulgado/disponibilizado a 2 300 residentes (Jovens e Adultos). |
A3 REVITALIZA | São dinamizadas 10 sessões de esclarecimento e informação (de 2 horas, cada) distribuídas pelas freguesias do concelho, envolvendo 50 pessoas residentes (média: 5 moradores, em cada), e, decorrente do debate/partilha de interesses e de experiências em iniciativas de costumes e tradições locais, poderão ser encaminhados para o/s organismo/s de apoio à constituição dos grupos locais de intervenção comunitária; São realizadas no total, 3 semanas associativas de Costumes e Tradições Locais, ou seja, 1 Semana em cada ano (2021/22/23), em 3 locais diferentes do concelho, preferencialmente, em freguesias mais afastadas da cidade (a designar), envolvendo no total, a participação de 60 associações de base local/grupos locais, provenientes do concelho (média: 20 associações/grupos locais, por evento) numa mostra associativa das iniciativas e atividades realizadas ao longo dos tempos e que são parte integrante dos costumes e das tradições locais. Cada “Semana Associativa de Costumes e Tradições Locais” anual carece de planeamento prévio por parte da Eq. Técnica do CLDS 4G em estreita colaboração com todas as entidades envolvidas. |
A4 AVEIRO EM REDE 4G | É realizado o desenvolvimento do espaço on-line agregador dos recursos/ respostas sociais disponíveis no concelho, a sua divulgação, bem como, um diagnóstico contínuo dos mesmos e de quem acede, envolvendo 50% das instituições pertencentes à rede social (30 entidades) e 120 participantes da pop. residente. |
A5 O2 | São dinamizados 6 espaços de ativação comunitários, nas freguesias que sofreram situações de calamidade, onde 60 pessoas (adultas, sozinhas ou isoladas) usufruem de atividades lúdicas e recreativas. A dinâmica a implementar inclui a realização de 20 programas de rádio com “histórias de vida”. |
A6 SÊ-TU | São dinamizadas pela Equipa Técnica, 10 sessões de informação/sensibilização (8h cada) + oficinas de saberes e ofícios (4h cada) com a colaboração e testemunho de diferentes profissionais, distribuídas pelas freguesias do concelho, envolvendo no total, 100 participantes (Jovens em situação de insucesso escolar – 9.º e 12.º ano, e DLD). |
A7 AVEIRO VOLUNTÁRIA 4G | Desenvolver e recriar o Site de voluntariado (caso se verifique dificuldades na operacionalização e utilização do mesmo), divulgar a sua existência/utilidade à população residente e entidades (70 pessoas e 30 entidades, respetivamente); Obter a correspondência de perfis dos voluntários com necessidades de voluntariado e capacitar 50 voluntários oriundos do concelho. No processo de capacitação, 3 grupos de voluntariado partilham a prática integrada de experiências. |
A8 OTL+ | São dinamizados 7 OTL nos períodos de férias escolares do Natal, da Páscoa ou do Verão envolvendo 140 crianças e jovens (8 aos 16 anos), em situação de isolamento e/ou exclusão social, as pertencentes a grupos vulneráveis, as residentes em zonas mais afastadas da cidade, as portadoras de deficiência e as pertencentes a minorias étnicas, nos programas de OTL de forma a reduzir o seu isolamento e exclusão social. |
A9 I-PAIS | São dinamizados por elementos da Equipa Técnica do projeto, 13 espaços de partilha (de 2h, cada), distribuídos pelo concelho, dirigidos a 65 Famílias em situações de vulnerabilidade social. De referir, que na união de freguesias de Glória e Vera Cruz, apenas se realiza 1 espaço de partilha/Glória. |
A10 AMA (i) | São dinamizados 8 programas com 14 sessões temáticas de informação/sensibilização (2h, cada), preferencialmente semanais, envolvendo 96 Famílias em situações de vulnerabilidade (média: grupos de 12 Pais/Cuidadores de crianças dos 2 aos 8 anos) das freguesias mais afastadas da cidade; metodologia: “ANOS INCRÍVEIS”. |
Pelo presente Plano de Ação, propõem-se para aprovação em candidatura, (todas) as ações definidas nas 10 (dez) atividades.
De acordo com o disposto na Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto, no que respeita ao apuramento dos indicadores de realização e de resultado, consideram‐se apenas as ações realizadas e concluídas que se encontram associadas às ações obrigatórias, no caso, as designadas no Eixo 4 de Intervenção do CLDS‐4G.
As metas a contratualizar com o Organismo Intermédio para os indicadores de realização e de resultado, servem de ponderadores na aferição da relevância do projeto, e são de extrema importância para a ECLP que dinamizará, coordenará, implementará e monitorizará a execução do Plano de Ação de uma forma consciente para melhor controlar e minimizar desvios, e quando necessário aplicar práticas corretivas, transparentes e atempadas. A Meta do presente Plano de Ação abrange um total de 4 351 participantes.
A ambição das metas apresentadas em candidatura para o indicador de resultado do presente concurso consiste no número de ações concluídas do CLDS‐4G face ao número de ações aprovadas em candidatura, e corresponde a 90%.
Pela nossa análise, a meta pretendida (90%) em termos de indicador de resultado não fica comprometida e será concretizada, uma vez que o número de participantes das atividades facultativas (A8 à A10) corresponde a cerca de 7%. Deste modo compreendemos que se garante a execução técnica não comprometendo a aprovação da execução financeira da operação.