Inscrição-CASE – 08.02.2021

Ficha de Inscrição - A.1 CASE - Tele-Trabalho e momentos de qualidade em família: é possível?

Ficha de Inscrição

“Cantar os Reis”

No âmbito da atividade 5 – O2, Espaço de Ativação comunitário, enquadrada no eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários, o CLDS 4G Aveiro, desenvolveu o encontro “Cantar os Reis”.

Aproveitámos a semana da chegada dos Reis a Belém, para celebrar essa festividade. De forma a começarmos este novo ano da melhor maneira, convidámos a população adulta e isolada de Requeixo a juntar-se a nós.

Hoje, dia 08 de Janeiro, no Parque de Lazer de Requeixo, proporcionámos um momento musical, com a colaboração do Professor Nuno Silva, representando a Oficina de Música de Aveiro.

Foi um momento de convívio, na promoção da saúde mental dos participantes, mas sem descuidar dos cuidados a ter com a doença Covid-19.

Agradecemos a participação de todos e a colaboração e dedicação do Professor Nuno.

Todos os participantes tiveram direito a uma coroa, como símbolo e forma de sinalizar esta celebração.

Agradecemos a todos os parceiros que colaboraram para que esta atividade fosse possível, especialmente à Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz.

Contamos com todos para a continuidade desta atividade.

#OTL+

Entre os dias 28 e 30 de Dezembro de 2020, a equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito das ações desenvolvidas no EIXO 2, colocou em prática a atividade OTL+ dirigida a crianças/jovens residentes em Nossa Senhora de Fátima.

No primeiro dia do OTL+ com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 1134 de Oliveirinha e do Agrupamento de Escuteiros de Nossa Senhora de Fátima, o grupo de participantes realizou arvorismo, rapel, escalada e participou ainda em jogos de nós e jogos de memória. Usufruíram do ar livre (e frio) que o tempo de Inverno proporcionou e aprenderam que, principalmente nestas alturas, o exercício físico é o nosso maior aliado!

No segundo dia do OTL+, o grupo de crianças/jovens deslocou-se à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro para ser “cientistas por um dia”. Entre robótica, análise de sedimentos e experiências culinárias, o grupo teve ainda oportunidade de almoçar no Parque D. Pedro V, observar o voo das aves e os pingos incontáveis da chuva que se fez sentir!

Por último, no terceiro dia do OTL+, o grupo deslocou-se ao Lugar dos Afetos (Eixo), um parque temático dedicado às emoções e inspirado na Natureza e nos sentimentos Humanos. Com recurso a dinâmicas de grupo, as crianças/jovens exploraram a importância de partilhar emoções e afetos de forma humilde e construtiva.

Com um olhar a irradiar felicidade, percebemos quão satisfeitos os nossos pequen@s (e grandes) aventureir@s se sentiram!

Aproveitamos para agradecer a disponibilidade da CM de Aveiro pela cedência, durante os três dias do OTL+, do transporte para os participantes e equipa do CLDS 4G Aveiro. Agradecemos ainda à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e ao Lugar dos Afetos pela amizade e profissionalismo com que nos receberam e ainda aos Agrupamentos de Escuteiros 1334 de Oliveirinha e de Nossa Senhora de Fátima pela disponibilidade e por ajudarem a transformar o “eu não consigo” em “uau, eu consegui!.

Por último mas não menos importante, queremos ainda agradecer à JF de Nossa Senhora de Fátima e ao CSPNS de Fátima pelo suporte físico disponibilizado para esta ação e aos pais/mães pela confiança demonstrada.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

I-PAIS Espaços de Partilha

Durante o período de 30/11/2020 a 22/12/2020, o CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade I-PAIS, realizou 2 espaços de partilha direcionados a encarregados de educação. Estes espaços de partilha, que decorreram em formato online como consequência das contingências provocadas pela Pandemia, tiveram uma frequência semanal e uma duração de aproximadamente 1 hora cada.

Dinamizada pela Psicóloga do Projecto, esta atividade pretende auxiliar as famílias na optimização de estratégias que permitam o melhor desempenho das suas funções parentais e contribuir para ajustar modelos educativos/parentalidade/igualdade de género às necessidades das crianças e jovens.


Durante 4 semanas tivemos oportunidade de falar sobre Consequências; Elogios; Regras; Limites e Comunicação.

O projecto CLDS 4G Aveiro agradece a tod@s a partilha das vossas experiências e o interesse manifestado em todas as sessões.

“Cantar o Natal”

No âmbito da atividade 5 – O2, Espaço de Ativação comunitário, enquadrada no eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários, o CLDS 4G Aveiro, desenvolveu o encontro “Cantar o Natal”.

Num ano tão difícil no âmbito das emoções e de forma a trazer de novo a alegria, assinalou-se a quadra mais mágica do ano – O Natal. Foi assim que convidámos a população adulta e isolada de N. Sra. de Fátima, a “cantar o Natal” na nossa companhia.

Dia 16 de Dezembro, no largo das festas de Nossa Senhora de Fátima, proporcionámos um momento musical, com a colaboração do Professor Nuno Silva, representando a Oficina de Música de Aveiro.

Foi um momento de convívio natalício, de promoção à saúde mental dos participantes, mas sem descuidar dos cuidados a ter com a doença Covid-19.

Agradecemos a participação de todos e a colaboração e dedicação do Professor Nuno.

Todos os participantes tiveram direito a um miminho de natal, desenvolvido pelas crianças que frequentam a resposta social CATL do CSP N. Sra. de Fátima. A todos eles queremos também agradecer por também contribuírem para este momento.

Contamos com todos para a continuidade desta atividade.

I-PAIS “Espaços de Partilha”

#I-PAIS

Nos passados dias 14 e 15 de Dezembro, a equipa do CLDS 4G Aveiro dinamizou, com dois grupos de mamãs e papás, a terceira sessão da ação “Parentalidade Positiva e Igualdade de Género – Espaços de Partilha”.

Nestes dias refletimos sobre ordens eficazes e limites e explorámos quão importantes eles são para transmitir segurança e conforto às nossas crianças. Percebemos ainda que todas as mamãs e papás precisam de tempos de pausa (e quão necessários e saudáveis estes momentos podem ser para promover uma comunicação assertiva!).

Para a semana teremos a última sessão dos dois primeiros grupos que têm tornado estes espaços de partilha…verdadeiros momentos de partilha. 😏

CLDS 4G Aveiro //

CLDS 4G Aveiro //

AÇÕES DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA – NO CONTEXTO DOMÉSTICO

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 15 de dezembro de 2020

A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro organizou nos dias 27 de novembro, 4 e 15 de dezembro, Sessões de informação e sensibilização sobre “Suporte Básico de Vida – no contexto doméstico”, no âmbito da Atividade 1 “CASE”, direcionada à população residente em N. Sra de Fátima, Oliveirinha e Eirol.

 A sessão de sensibilização “Suporte Básico de Vida – no contexto doméstico” constituiu-se como uma ferramenta primordial para a prestação inicial de cuidados de saúde em situação de emergência e pressupõe a demonstração de um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade da sobrevivência de vítimas de Paragem Cardiorrespiratória, de acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”.

Através da apresentação do algoritmo de “Suporte Básico de Vida” e da demonstração prática foi possível sensibilizar os/as participantes sobre: Posição Lateral de Segurança; Compressões Torácicas; Desobstrução da Via aérea; e, Convulsões. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de  imediato a linha 112 e informar o mais corretamente do local onde se encontra a/s vítima/s, e, quando possível, iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida, vulgarmente chamadas de manobras de reanimação. O conhecimento destes procedimentos pode salvar vidas e devem ser incorporados na vida de cada cidadão.

Ambas as sessões decorreram conforme o previsto e foram muito consideradas por parte dos participantes. O nosso especial agradecimento pela presença de todos/as. Reconhecemos e agradecemos a colaboração dos profissionais – Bombeiro António Vinagre (Bombeiros Aveiro Velhos) e à Enfermeira Helena Vieira. Um especial agradecimento à Equipa Técnica da Santa Casa de Misericórdia de Aveiro. Por último, mas não menos importante, o nosso obrigado às Juntas de Freguesias de Requeixo, N. Sra. de Fátima e de Nariz, de Oliveirinha e de Eixo e Eirol, que para além de toda a colaboração desenvolvida, disponibilizaram novamente o espaço físico, para mais uma iniciativa do CLDS 4G Aveiro.

As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

CLDS 4G Aveiro //

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 11 de dezembro de 2020

A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade A6 “SÊ-TU”, organizou três dias de “Sessões de informação e sensibilização + Oficinas de saberes e Ofícios,” uma sessão contínua, que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no salão Polivalente de N. Sra. de Fátima, para pessoas em situação de desemprego de longa duração, residentes da Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz.

O conjunto dos temas, totalizou 8 horas de temáticas enriquecedoras e transversais, que interligados entre si, sensibilizaram para diferentes preocupações, tais como: as alterações climáticas na nossa dieta alimentar, como podem influenciar o nosso desenvolvimento pessoal e social  e como imperam na importância do eu, no seu desenvolvimento económico e ambiental; a programação neurolinguística, compreendida como processo catalisador no desenvolvimento pessoal; a igualdade de género e oportunidades, reconhecendo a igualdade de direitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação e valorização; e por último, a sensibilização para as medidas de primeiros socorros em situação de emergência.

O último dia, 11 de dezembro, contemplou 4 horas de Oficinas de Saberes e Ofícios, com a colaboração de Artesãos de Nariz. Num primeiro momento, deu-se a conhecer algumas das obras de Arte Naval, com o artista artesão Adelino Aires, e num segundo momento partiu-se para a exploração de artes manuais, com o artista artesão Casimiro Ferreira, elaborando-se algumas peças de arte em vime.

Perspetivámos de forma otimista esta primeira iniciativa no âmbito do “Sê-TU”, e esperamos ter contribuído para três dias de concretizações e de grande harmonia entre todos/as.

Agradecemos a presença de todos/as; reconhecemos a colaboração de todos os diferentes profissionais nas temáticas convidadas nomeadamente à Associação Portuguesa de Educação Ambiental; ao Instituto Clínico de Aveiro; à Enfermeira Helena Vieira; e aos Artesãos de Nariz: Sr. Adelino Aires; e Sr. Casimiro Ferreira. Um especial agradecimento à Equipa Técnica de RSI da Casa Mãe Aradas e ao Gabinete de Inserção Profissional de Aveiro (GIP). O nosso obrigado à Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e de Nariz, que para além de toda a colaboração desenvolvida, disponibilizou novamente o espaço físico, para mais uma iniciativa do CLDS 4G Aveiro.

A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.