Enquadramento na Portaria 229/2018 

Ação obrigatória – Eixo 4 – alínea a) artigo 9º

Breve Descrição: A2

A Equipa Técnica do CLDS 4G pretende, ao longo dos três anos, elaborar 1 (um) GUIA que compile as conclusões sobre as informações e contactos relevantes associadas às situações de emergência e calamidades, práticas preventivas e práticas de reanimação utilizadas nos 1.ºs socorros, obtidas nas realizações da Atividade 1, contemplando o contributo das diferentes entidades que operam em situações de emergência.

Desenvolvimento: A2

Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de medidas preventivas ou pela simples mudança de hábitos de vida. No entanto, a possibilidade destes ocorrerem é sempre uma realidade presente. Assim, a forma mais eficaz de eliminar ou reduzir nas vítimas as sequelas que resultam destes incidentes, é através do socorro prestado nos primeiros minutos que sucedem ao incidente. A eficácia deste primeiro socorro será tanto maior quanto maior for a formação do socorrista.

Por sua vez, as situações de emergência em decorrência de fortes chuvas, quedas de granizo, inundações, deslizamentos, vendaval, incêndios, entre outras, são desastres ameaçantes que exigem programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

GUIA+ destina-se à população residente (jovens e adultos), constituindo, por isso, um instrumento de dinamização de um processo informativo/formativo/preventivo associado ao exercício pleno de uma cidadania esclarecida e responsável, facilitador na aprendizagem de práticas indispensáveis para que o cidadão esteja informado ao solicitar/auxiliar a quem necessite de cuidados de socorro, e ainda, como atuar em situações de emergência e calamidade.

Para além do trabalho desenvolvido pela Equipa Técnica do CLDS 4G Aveiro com a colaboração das diferentes entidades que operam em situações de emergência, é considerada a necessidade de impressão do GUIA+ e a sua replicação (2.300 exemplares).

Objetivos: A2

Dar informação relevante e preventiva à população residente (jovens e adultos), de procedimentos e atitudes a ter em conta em situações de emergência, visando a manutenção da vida, até a chegada do socorro especializado.

Público-alvo: A2

População residente (jovens e adultos).

Resultados Esperados:A2

Antes do final da operação, e na sequência da conclusão do GUIA+, é dado conhecimento das conclusões, informações e contactos relevantes decorrentes da aprendizagem obtida nas realizações da Atividade 1, a 2.300 residentes (4% da população jovem e adulta residente no concelho, estimativa 2017 – pág 16 PDS).

Metas: A2

Em 3 anos, é elaborado pela Equipa Técnica um GUIA de apoio ao Cidadão – prevenir e atuar em situações de emergência e calamidade, com o contributo de 50% dos parceiros envolvidos na A1, o qual será colocado nas Juntas de freguesia do Concelho, IPSS do Concelho e Gabinete de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Aveiro de modo a ser divulgado/disponibilizado a 2 300 residentes.

Indicador: A2

N.º de recursos envolvidos nas respetivas áreas de atuação.

Fontes de Verificação: A2

Dossier de Planificação do GUIA+, Nº de impressões do GUIA+, Comprovativo da entrega do GUIA+ nas entidades cooperantes na distribuição do GUIA+.

Entidades Envolvidas: A2

ANPC, INEM; Município de Aveiro, Juntas de freguesia, Corpo de Bombeiros de Aveiro, CDOS Aveiro, Centro de Saúde Aveiro, ISS do Centro Distrital de Aveiro, I.P., Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiro, IPSS., Forças de Segurança: PSP e GNR, Serviço de replicação e impressão do GUIA (a designar, à data), entre outras.