Enquadramento na Portaria 229/2018
Ação obrigatória – Eixo 4 – alínea a) artigo 9º
Breve Descrição: A4
Consolidar a Implementação de uma resposta estruturada e integradora de recursos e de partilha interinstitucional num espaço on-line de recursos (criado no âmbito do anterior CLDS 3G “Aveiro em Rede”) garantindo através do presente CLDS 4G Aveiro, a sua continuidade, desenvolvimento, divulgação e acessibilidade a toda a comunidade.
Desenvolvimento: A4
Esta ação inicia-se com um levantamento/diagnóstico exaustivo dos recursos/serviços (materiais, espaços físicos, equipamentos entre outros) existentes no concelho. Mediante esse diagnóstico é analisada e implementada uma proposta/ resposta de disseminação e divulgação desses recursos, garantindo a sua acessibilidade em duas vertentes:
- Partilha interinstitucional, contribuindo para eficiência e sustentabilidade das mesmas;
- Fácil acesso da comunidade à visualização/requisição dos recursos/serviços, gerando proximidade aos serviços locais.
Esclarecemos que a Autarquia apenas divulga a existência de um espaço on-line que foi criado pelo CLDS 3G com informação sobre recursos/respostas sociais existentes no concelho e define como objetivo a sua consolidação através da articulação com uma entidade parceira/projeto. Pelo que prevê o envolvimento do CLDS 4G na sua consolidação, conforme “Fonte: Plano de Ação 2019 – Rede Social Aveiro” inserido no “DS, Eixo 2 Idosos, Prioridade 1”.
A atividade N.º 4 (Aveiro em Rede 4G), desenvolvida no eixo 4, é não só o desenvolvimento de um espaço on-line que facilita o acesso e a mobilidade da comunidade aos serviços públicos, mas também um espaço on-line que permite a criação de uma rede de apoio estruturada e integradora de recursos/respostas sociais disponíveis e de partilha interinstitucional que responde em concreto a necessidades específicas da comunidade.
O desenvolvimento do espaço on-line através da atividade N.º 4 do CLDS 4G vai potenciar o melhoramento do seu funcionamento e a extensão da sua divulgação, e será uma mais-valia para toda a comunidade.
A Equipa Técnica será apoiada por empresa/serviço especializado na área da informática para o desenvolvimento e upgrade do espaço on-line, tendo em conta novos apports das entidades parceiras envolvidas e utilizadores da mesma (a designar e a contratar, à data).
Objetivos: A4
Facilitar o acesso (mobilidade virtual) da comunidade aos serviços públicos existentes no “espaço on-line”, desenvolvido para o efeito;
Criar uma rede de apoio estruturada e integradora de recursos/respostas sociais disponíveis e de partilha interinstitucional;
Promover a sustentabilidade institucional concelhia.
Público–alvo: A4
População residente e Entidades.
Resultados Esperados: A4
Em 3 anos, é consolidada a implementação de uma resposta de rentabilização e partilha dos recursos/respostas sociais disponíveis no concelho, abrangendo no total 150 participantes que acedem ao “espaço on-line” agregador, das quais 30 são instituições que representam 50% da rede social.
Metas: A4
Em 3 anos, é realizado o desenvolvimento do espaço on-line agregador dos recursos/ respostas sociais disponíveis no concelho, a sua divulgação, bem como, um diagnóstico contínuo dos mesmos e de quem acede, envolvendo 50% das instituições pertencentes à rede social (30 entidades) e 120 participantes da população residente.
Indicadores: A4
N.º de pessoas com acesso à informação agregadora dos recursos existentes; Nº de entidades registadas; Tipologia dos recursos e serviços disponibilizados.
Fontes de Verificação: A4
Ficha diagnóstico recursos/levantamento de recursos; Instrumento monitorização financeira; Ficha do pedido de recurso/serviço, newsletter de divulgação.
Entidades Envolvidas
Município de Aveiro, Associações culturais, recreativas e desportivas, IPDJ, IPSS, Entidade especializada na manutenção/alteração da plataforma (serviço especializado a designar, e a contratar à data), entre outras.