Enquadramento na Portaria 229/2018
Ação obrigatória – Eixo 4 – alínea a) artigo 9º
Breve Descrição: A1
Sessões de Informação e Sensibilização – Prevenir e Atuar em Situações de Emergência e Calamidade e Exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida com práticas utilizadas nas manobras de reanimação.
Desenvolvimento: A1
A 1.1 – Constitui-se como uma iniciativa da equipa técnica da operação em estreita colaboração com entidades da comunidade. São dinamizadas48 sessões de informação e sensibilização sobre matérias relacionadas com a prevenção e atuação em situações de emergência e calamidade distribuídas pelas freguesias que sofreram situações de calamidade (como os incêndios ocorridos em outubro de 2017), dirigidas à população residente e líderes locais (média de 10 participantes).
As sessões pretendem abordar os seguintes temas, tais como: (1) Suporte básico de vida; (2) Intervenção perante catástrofes; (3) Resgate e apoio das vítimas; (4) Atendimento pré hospitalar; (5) Direitos humanos; (6) Como agir antes, durante e após catástrofe; (7) Ações de respeito pela natureza, (8) (etc).
Apesar dos temas propostos, estes podem sofrer alterações e serem desenhados em conjunto com as entidades envolvidas, no sentido de garantir a adequação das matérias, métodos, técnicas e recursos adequados às necessidades e perfil das pessoas/grupo de participantes.
A 1.2 – Constitui-se como uma iniciativa da equipa técnica da operação em estreita colaboração com entidades da comunidade. São dinamizados 7 Exercícios de Mass Training (EMT) em Suporte Básico de Vida distribuídos pelas restantes freguesias do concelho com o fim de mostrar aos participantes, práticas utilizadas nas manobras de reanimação.
A iniciativa tem a particularidade de permitir, em simultâneo, informar e ensinar a população residente de diferentes faixas etárias (média de 100 participantes), sendo orientada e coordenada por um conjunto de técnicos especializados em emergência pré hospitalar (médicos e enfermeiros), em espaço/s a designar. Os participantes são organizados em pequenos grupos e distribuídos pelos diversos instrutores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia (recursos: computador, vídeo projetor, sistema de som, tela/s de projeção, entre outros) para que todas as pessoas participantes tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Segue-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.
Na eventualidade da colaboração de funcionários de qualquer entidade pública nas atividades A 1.1 e A1.2, não constitui imputação qualquer despesa com os mesmos.
Objetivos: A1
Dotar a população residente e os líderes locais de informação/conhecimento de procedimentos e atitudes que permitem, assertivamente, prevenir e atuar em situações de emergência e calamidade.
Promover a inclusão social, numa perspectiva de trabalho integrado de prevenção coletiva e em rede.
Público–alvo: A1
A 1.1 – População Residente e Líderes locais;
A 1.2 – População Residente.
Resultados: A1
Em 3 anos, 480 participantes (A1.1) obtêm informação e conhecimento de como prevenir e atuar em situações de emergência e calamidade (através das sessões de sensibilização/informação) e 700 participantes (A1.2) visualizam e experienciam práticas utilizadas nas manobras de reanimação (através dos Exercícios Mass Training). Pretende-se, envolver no conjunto das atividades, um total de 1 180 participantes, sendo que 30% dos destinatários da A1.1 correspondem a 144 líderes locais.
Metas: A1
Em 3 anos, são dinamizadas 48 sessões de informação e sensibilização (de 2horas, cada), numa óptica de prevenção, distribuídas pelas freguesias que sofreram situações de calamidade, e são realizados 7 Exercícios de Mass Training (de 1 dia, cada) distribuídos pelas restantes freguesias do concelho, envolvendo 480 e 700 participantes, respetivamente.
Indicadores: A1
N.º de sessões, N.º de Exercícios Mass Training, N.º de participantes.
Fontes de Verificação: A1
Ficha de Inscrição, Folhas de presença, Conteúdos/Plano de Sessão/Cronograma, Registo fotográfico.
Entidades Envolvidas: A1
ANPC, INEM; Município de Aveiro, Juntas de freguesia, Corpo de Bombeiros de Aveiro, CDOS Aveiro, Centro de Saúde Aveiro, ISS do Centro Distrital de Aveiro, I.P., Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiro, IPSS, Agentes de Autoridade (A1.2), serviços de sonorização e ecrans/telas (a designar, à data), entre outras.