Enquadramento Geográfico

O Concelho de Aveiro situa-se na faixa litoral portuguesa, ocupada a Norte pela zona lagunar da Ria de Aveiro, a qual constitui cerca de um terço do território municipal, e insere-se na unidade territorial do Baixo Vouga. Situando-se na parte litoral da região Centro e, enquadrando-se na região Centro (NUTS de nível II), e sub-região do Baixo Vouga (NUTS de nível III), pertence à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

A cidade de Aveiro é sede de concelho e capital de distrito, com cerca de 61 752 habitantes (2011). O perímetro urbano é constituído pela união das freguesias da Glória (Aveiro) e Vera Cruz (a área original da cidade), estendendo-se ainda para as freguesias de Aradas, Cacia, Esgueira, São Bernardo e Santa Joana. Localizada a cerca de 55 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 70 km a sul do Porto, é a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga e a segunda cidade da região Centro, a seguir a Coimbra.

O Concelho de Aveiro confronta do Norte com os concelhos da Murtosa e Albergaria-a-Velha; do Sul com os concelhos de Vagos e de Oliveira do Bairro; do nascente com os concelhos de Albergaria-a-Velha e de Águeda; e do poente com o Concelho de Ílhavo e com o Oceano Atlântico.

Resultante da reorganização administrativa e territorial do país, o concelho de Aveiro passou de 14 freguesias para as atuais 10 freguesias (Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro), 1 cidade (sede do município de: Aveiro) e 3 vilas (Cacia, Eixo e Oliveirinha) agregando uma população residente de 78.450 habitantes (Censos de 2011) e 197,6 km² de área.

Freguesias do concelho:

Aradas – Cacia – união das freguesias de Eixo e Eirol – Esgueira – união das freguesias da Glória e Vera Cruz – Oliveirinha – união das freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz – Santa Joana – São Bernardo – São Jacinto.