Enquadramento na Portaria 229/2018
Ação obrigatória – Eixo 2 – alínea a) i) artigo 7º
Breve Descrição: A9
Em colaboração com os serviços intervenientes na área das Famílias são dinamizados 13 Espaços de partilha (de 2h, cada), através dos quais, por via da aprendizagem não formal, se abordam temáticas na área da parentalidade e da igualdade de género, dirigidos a Famílias em situações de vulnerabilidade social.
Desenvolvimento: A9
É reconhecida a importância que a informação tem para o exercício de cidadania ativa, de parentalidade positiva, que assegure o ajuste dos modelos educativos de parentalidade e igualdade de género às necessidades das Famílias, reduzindo situações de negligência parental/familiar e insucesso/abandono escolar.
Objetivos: A9
Auxíliar as Famílias, na otimização de estratégias que permitam o melhor desempenho das suas funções parentais.
Contribuir para ajustar modelos educativos/parentalidade/igualdade de género às necessidades das crianças/jovens.
Público-alvo: A9
Famílias em situações de vulnerabilidade social.
Resultados Esperados: A9
Em 3 anos, 65 famílias obtêm informação sobre estratégias que permitam melhorar o desempenho das suas funções parentais, no total de 13 espaços de partilha na área da parentalidade e igualdade de género.
Metas: A9
Em 3 anos, são dinamizados por elementos da Equipa Técnica do projeto, 13 espaços de partilha (de 2h, cada) distribuídos pelo concelho, dirigidos a 65 Famílias em situação de vulnerabilidade social. De referir, que na união de freguesias de Glória e Vera Cruz, apenas se realiza 1 espaço de partilha/Glória.
Indicadores: A9
N.º de famílias abrangidas, N.º de espaços de partilha realizados, N.º de entidades envolvidas.
Fontes de Verificação: A9
Ficha inscrição, testes pré/pós ações, Folha de presença, Registo de assiduidade, Conteúdos/Cronogramas.
Entidades Envolvidas: A9
IPSS, Escolas, CPCJ, Equipa de intervenção precoce, Centro de Saúde, Centro Hospitalar Baixo Vouga; DGRSP – Equipa de Reinserção social, entre outras.