Enquadramento na Portaria 229/2018 

Ação obrigatória – Eixo 2 – alínea b) artigo 7º

Breve Descrição: A8

Desenvolver de forma descentralizada 7 Programas (integrados) de ocupação de tempos livres para crianças/jovens dos 8 aos 16 anos em situação de vulnerabilidade social das freguesias mais afastadas da cidade, nomeadamente – união das freguesias de Eixo e Eirol – Oliveirinha – união das freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz – São Jacinto.

Desenvolvimento: A8

Proporcionar às crianças/jovens, em período de férias letivas do Natal, da Páscoa ou do Verão, um conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer, resultante de concertação interinstitucional de gestão partilhada dos recursos concelhio.

Os programas de ocupação de tempos livres descritos na atividade N.º 8 (OTL+) desenvolvem-se pontualmente, e apenas, durante o período de férias. Os referidos programas não correspondem à resposta social designada “CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres” (desenvolvida em equipamento ou serviço nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho).

De acordo com referência na “Fonte: Plano de Ação 2019 – Rede Social Aveiro”, inserida no “DS, Eixo 1 Infância e Juventude, Prioridade 1”, “realizar programas de ocupação de tempos livres para crianças/jovens entre os 8 e os 16 anos da periferia do concelho” permite “combater a fraca concertação de recursos disponíveis na área da infância e juventude”. Pelo que a integração da atividade N.º 8 (OTL+) no CLDS 4G Aveiro, é premente e fundamental.

Objetivos: A8

Envolver crianças/jovens, em situação de isolamento e/ou exclusão social, as pertencentes a grupos vulneráveis, as residentes em zonas mais afastadas da cidade, as portadoras de deficiência e as pertencentes a minorias étnicas, nos programas de OTL de forma a reduzir o seu isolamento e exclusão social.

Público –alvo: A8

Crianças/jovens, dos 8 aos 16 anos em situações de vulnerabilidade.

Resultados Esperados: A8

Em 3 anos, 140 crianças e jovens participam em programas de OTL.

Metas: A8

Em 3 anos, são dinamizados 7 OTL nos períodos de férias escolares do Natal, da Páscoa ou do Verão envolvendo 140 crianças e jovens (8 aos 16 anos), em situação de isolamento e/ou exclusão social, as pertencentes a grupos vulneráveis, as residentes em zonas mais afastadas da cidade, as portadoras de deficiência e as pertencentes a minorias étnicas, nos programas de OTL de forma a reduzir o seu isolamento e exclusão social.

Indicadores: A8

N.º de programas de OTL realizados, N.º de participantes, N.º de recursos envolvidos.

Fontes de Verificação: A8

Dossier planificação e avaliação, Ficha inscrição, Registo de atividades, Registo de assiduidade, fotos.

Entidades Envolvidas: A8

Município de Aveiro, IPSS, Juntas de freguesia, IPDJ, Associações culturais, recreativas e desportivas, serviços de animação (a designar, à data), entre outras.