Nossa Senhora de Fátima, 4 de maio 2022
A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade A6 “SÊ-TU”, esteve no Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe em Cacia a dinamizar sessões de informação e sensibilização (sessão contínua), que decorreram nos dias 22 de fevereiro, 8 de março, 15 de março, 22 de março e 3 de maio. Tivemos a dinamização das Oficinas de Saberes e Ofícios que se realizaram no dia 4 de maio.
O conjunto das sessões de informação e sensibilização, totalizaram 5 horas de temáticas enriquecedoras e transversais, tais como, as alterações climáticas e as migrações climáticas no planeta, como podem influenciar o nosso desenvolvimento pessoal e social e no seu desenvolvimento económico e ambiental.
A importância do “eu” como impera na igualdade de género e oportunidades, reconhecendo a igualdade de direitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação e valorização.
A programação neurolinguística, aprendemos a arte do reenquadramento positivo, como podemos comunicar de forma construtiva, valorizar, potencializar as nossas habilidades e potencialidades.
A sensibilização para as medidas de primeiros socorros em situação de emergência, uma vez que todos/as nós podemos a qualquer momento estar numa situação em que seja necessário prestar os primeiros socorros, é extremamente importante estarmos informados e preparados para ajudar quem mais amamos.
As Oficinas de Saberes e Ofícios, contemplaram 4 horas de Oficinas de Saberes e Ofícios, no dia 4 de maio, proporcionou-se participar num workshop de Ovos moles (Oficina do Doce), de seguida fomos ao Museu da Cidade (participar num workshop de barro – pés de S. Gonçalinho); E por último, fomos presenteados com um workshop de teatro e de expressão dramática, pela Start-teatro, com a professora Cláudia Stattmiller.
4 horas em Oficinas de Saberes e Ofícios, sem dúvida com o testemunho de diferentes profissionais de costumes e tradições locais, partilha de conhecimentos, competências e na valorização de seus ofícios, saberes, e territoriais.
Perspetivámos o “Sê-TU” sempre de forma construtiva, e numa evolução positiva, estimulando no grupo, atitudes e comportamentos positivos e atitudes ambientais. A importância de partilhar conhecimentos, emoções, afetos e valorizando sempre as habilidades e potencialidades de cada um.
Agradecemos à Câmara Municipal de Aveiro, pela cedência gratuita de transporte de autocarro e pela distinta colaboração com as atividades do plano de ação do CLDS 4G Aveiro; ao Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe em Cacia e congratular a todos/as orador/a (s), nomeadamente à Associação Portuguesa de Educação Ambiental; ao Instituto Clínico de Aveiro; e ao distinto Bombeiro Jorge Nascimento que se voluntariou para orientar uma sessão de primeiros socorros para este grupo de jovens alunos/as.
Felicitamos o grande profissionalismo da Oficina do Doce, Museu da Cidade, e à Start-Teatro que nos receberam de forma tão acolhedora e próxima, e atentos/as aos interesses/questões do grupo.
E por fim, e com grande satisfação gratulamos e reconhecemos a presença de todos/as os participantes jovens alunos/as desta realização.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade 6 “SÊ-TU”- Sessões de informação e sensibilização + Oficinas de Saberes e Ofícios.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.