EXERCÍCIOS DE MASS TRAINING em SUPORTE BÁSICO DE VIDA
O CLDS 4G Aveiro organizou mais um “Exercício de Mass Training em Suporte Básico de Vida“no dia 29 de abril, na Escola Básica de Verdemilho para população residente da freguesia de Aradas.
Este tipo de iniciativa constitui-se como fundamental no sentido de mostrar aos participantes práticas utilizadas nas manobras de reanimação. Informar e ensinar a população residente de diferentes faixas etárias, tendo sido orientada e coordenada por vários/as orientadores/as, dos Bombeiros Aveiro Velhos e da Escola Superior da Saúde da Universidade de Aveiro.
É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato a linha 112 e informar o mais corretamente do local onde se encontra a/s vítima/s, e quando possível, iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida, vulgarmente chamadas de manobras de reanimação. O conhecimento destes procedimentos pode salvar vidas e devem ser incorporados na vida de cada cidadão.
O nosso especial agradecimento pela presença de todos/as, e a todas as Associações presentes, nomeadamente: à Casa Mãe de Aradas; ao Futebol Clube Bonsucesso; à APAR; à Dancesoul; à Soma Maratonas; à ADAC; e ao Agrupamento 1157 São Pedro de Aradas.
Reconhecemos e congratulamos toda a orientação exímia da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e dos Bombeiros Aveiro Velhos. Agradecemos toda a distinta e meritória coorganização e disponibilidade demonstrada da Junta de Freguesia de Aradas. E um agradecimento especial à Câmara Municipal de Aveiro, pela cedência de excelência do espaço físico, da Escola Básica de Verdemilho.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade 1 “CASE”- Prevenir e Atuar em Situações de Emergência e Calamidade. O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.