Nossa Senhora de Fátima, 20 de dezembro de 2021


A equipa Técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da Atividade 7 “Aveiro Voluntária 4G”, esteve no Auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha a dinamizar Sessões de Capacitação para futuros voluntários, contando com a colaboração da Pista Mágica (entidade habilitada para o efeito). As sessões decorreram nos dias 10 e 17 de dezembro, com dois grupos que realizaram 6 horas de capacitação.
O objetivo desta atividade passa por capacitar futuros voluntários/as em áreas específicas de apoio, assim como fomentar práticas de partilha de experiências/saberes.   
Nas sessões de capacitação foram abordadas várias temáticas relacionadas com o voluntariado: como o que é o voluntariado, os direitos e deveres dos voluntários, os tipos de voluntariado que existem, bem como, as áreas de atuação onde é possível fazer voluntariado. Foram também abordados os aspetos/características que um voluntário deve ter para desempenhar as suas funções. As motivações competências no voluntariado, a importância da comunicação eficazgestão emocionalgestão de conflitos trabalho em equipa no voluntariado, e alguns dos benefícios do voluntariado.  
Na última sessão de capacitação, foi apresentado aos dois grupos de participantes, um conjunto de oportunidades de voluntariado, assim como a indicação de vários sites onde é possível consultar oportunidades de voluntariado. 
Durante as sessões foram realizadas várias dinâmicas e reflexões sobre as temáticas abordadas, havendo uma participação ativa e muito interessada por parte dos participantes presentes.
O nosso especial agradecimento pela presença de todos/as. Congratulamos a colaboração da Pista Mágica e agradecemos toda a distinta cooperação e disponibilidade da JF de Oliveirinha, no que respeita ao espaço físico, do auditório.
A sessão cumpriu com as recomendações da Direção Geral da Saúde.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no âmbito do Eixo 4 – “Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários”. Atividade 7 “Aveiro Voluntária 4G”. O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral