Nossa Senhora de Fátima, 17 de dezembro 2021
A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade A6 “SÊ-TU”, esteve no Agrupamento de Escolas Castro Matoso em Oliveirinha a dinamizar sessões de informação e sensibilização (sessão contínua), que decorreram nos dias, 14, 16 e 17 de dezembro e a dinamização das Oficinas de Saberes e Ofícios que se realizaram no dia 13 de dezembro.
O conjunto das sessões de informação e sensibilização, totalizaram 8 horas de temáticas enriquecedoras e transversais, tais como, a programação neurolinguística, aprendemos a arte do reenquadramento positivo, como podemos comunicar de forma construtiva, valorizar, potencializar as nossas habilidades e potencialidades. A importância do “eu” como impera na igualdade de género e oportunidades, reconhecendo a igualdade de direitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação e valorização. As alterações climáticas e as migrações climáticas no planeta, como podem influenciar o nosso desenvolvimento pessoal e social e no seu desenvolvimento económico e ambiental. A sensibilização para as medidas de primeiros socorros em situação de emergência, uma vez que todos/as nós podemos a qualquer momento estar numa situação em que seja necessário prestar os primeiros socorros, é extremamente importante estarmos informados e preparados para ajudar quem mais amamos.
As Oficinas de Saberes e Ofícios, contemplaram 4 horas de Oficinas de Saberes e Ofícios, no dia 13 de dezembro, proporcionou-se visitar a “Navalria”, conhecer o único estaleiro naval em Aveiro, que desenvolve atividades de construção e reparação naval, e construção de equipamentos offshore. A Navalria conta já com 35 anos de experiência no setor naval. Seguimos com a visita de um workshop na Oficina do Doce – Ovos moles. “A história dos Ovos Moles tem origem conventual no século XVI. Terá sido no Convento de Jesus de Aveiro que este doce típico terá sido elaborado pela primeira vez. A genuinidade dos Ovos Moles de Aveiro foi reconhecida pela União Europeia que lhe atribuiu, e pela primeira vez a um produto português, a denominação de Indicação Geográfica Protegida“. Por último fomos priveligiados com um workshop orientado pelo Fernando Lima, da Félica – Olaria. Uma experiência gratificante e enriquecedora para os jovens alunos/as e que suscitou muita curiosidade por esta arte – artesanato.
4 horas em Oficinas de Saberes e Ofícios, sem dúvida com o testemunho de diferentes profissionais de costumes e tradições locais, partilha de conhecimentos, competências e na valorização de seus ofícios, saberes, e territoriais.
Perspetivámos o “Sê-TU” sempre de forma construtiva, e numa evolução positiva, estimulando no grupo, atitudes e comportamentos positivos e atitudes ambientais. A importância de partilhar conhecimentos, emoções, afetos e valorizando sempre as habilidades e potencialidades de cada um.
Agradecemos à Câmara Municipal de Aveiro, pela cedência gratuita de transporte de autocarro e pela distinta colaboração com as atividades do plano de ação do CLDS 4G Aveiro; ao Agrupamento de Escolas Castro Matoso de Oliveirinha e congratular a todos/as orador/a (s), nomeadamente ao Instituto Clínico de Aveiro; à Associação Portuguesa de Educação Ambiental; e ao distinto Tiago Andrade (Bombeiro) que se voluntariou para orientar uma sessão de primeiros socorros para este grupo de jovens alunos/as.
Felicitamos o grande profissionalismo da Navalria, Oficina do Doce, Fernando Lima (Félica) que nos receberam de forma tão acolhedora e próxima, e atentos/as aos interesses/questões do grupo.
E por fim, e com grande satisfação gratulamos e reconhecemos a presença de todos/as os participantes jovens alunos/as desta realização.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade 6 “SÊ-TU”- Sessões de informação e sensibilização + Oficinas de Saberes e Ofícios.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.