Nossa Senhora de Fátima, 30 de outubro 2021
A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade A6 “SÊ-TU”, esteve na União das Freguesias de Glória e Vera Cruz (Pólo de Vera Cruz) a dinamizar sessões de informação e sensibilização (sessão contínua), que decorreram nas manhãs dos dias 25, 26, 28 de outubro e a dinamização das Oficinas de Saberes e Ofícios que se realizaram nos dias 27 e 29 de outubro.
O conjunto das sessões de informação e sensibilização, totalizaram 8 horas de temáticas enriquecedoras e transversais, que interligados entre si, sensibilizaram para diferentes preocupações, tais como, as alterações climáticas no planeta, como podem influenciar o nosso desenvolvimento pessoal e social e no seu desenvolvimento económico e ambiental. A sensibilização para as medidas de primeiros socorros em situação de emergência, uma vez que todos/as nós podemos a qualquer momento estar numa situação em que seja necessário prestar os primeiros socorros, é extremamente importante estarmos informados e preparados para ajudar quem mais amamos. A programação neurolinguística, aprendemos a arte do reenquadramento positivo, como podemos comunicar de forma construtiva, valorizar, potencializar as nossas habilidades e potencialidades. E por último, a importância do “eu” como impera na igualdade de género e oportunidades, reconhecendo a igualdade de direitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação e valorização.
As Oficinas de Saberes e Ofícios, contemplaram 4 horas de Oficinas de Saberes e Ofícios, no dia 27 de outubro, proporcionou-se visitar a “Aleluia Cerâmicas”, conhecer a sua história. “As origens da Aleluia Cerâmicas remontam ao ano de 1905, quando foi fundada pela família Aleluia. Hoje, depois de mais de cem anos de actividade a Aleluia Cerâmicas é uma empresa tecnologicamente avançada, dedicada exclusivamente à produção e decoração de revestimentos e pavimentos cerâmicos, sendo uma referência no mundo cerâmico”. Por último, no dia 29 de outubro, terminamos com a visita e realização de um workshop na Oficina do Doce – Ovos moles. “A história dos Ovos Moles tem origem conventual no século XVI. Terá sido no Convento de Jesus de Aveiro que este doce típico terá sido elaborado pela primeira vez. A genuinidade dos Ovos Moles de Aveiro foi reconhecida pela União Europeia que lhe atribuiu, e pela primeira vez a um produto português, a denominação de Indicação Geográfica Protegida“. De seguida, visitamos a Navalria, o único estaleiro naval de Aveiro, que desenvolve atividades de construção e reparação naval, e construção de equipamentos offshore. A Navalria conta já com 35 anos de experiência no setor naval.
4 horas em Oficinas de Saberes e Ofícios, sem dúvida com o testemunho de diferentes profissionais de costumes e tradições locais, partilha de conhecimentos, competências e na valorização de seus ofícios, saberes, e territoriais.
Perspetivámos o “Sê-TU” sempre de forma construtiva, e numa evolução positiva, estimulando no grupo, atitudes e comportamentos positivos e atitudes ambientais. A importância de partilhar conhecimentos, emoções, afetos e valorizando sempre as habilidades e potencialidades de cada um.
Agradecemos à Câmara Municipal de Aveiro, pela cedência gratuita de transporte de autocarro e pela distinta colaboração com as atividades do plano de ação do CLDS 4G Aveiro; à União das Freguesias de Glória e Vera Cruz que disponibilizou a sala de in (formação) para esta ação, pelo profissionalismo e acolhimento com que nos receberam; e congratular a todos/as orador/a (s), nomeadamente à Enfermeira Teresa Margarida; à Dra. Cristina Oliveira (equipa técnica do Centro Qualifica), a exímia colaboração e disponibilidade.
Felicitamos o grande profissionalismo da Oficina do Doce; Aleluia Cerâmicas e Navalria, que nos receberam de forma tão acolhedora e próxima, e atentos/as aos interesses/questões/ansejos do grupo.
E por fim, e com grande satisfação gratulamos e reconhecemos a presença de todos/as os participantes desta realização, (em situação de desemprego, DLD) que participaram de forma ativa, empenhada, e pela confiança, expectativa demonstrada e acima de tudo boa disposição. O nosso muito obrigada.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade 6 “SÊ-TU”- Sessões de informação e sensibilização + Oficinas de Saberes e Ofícios.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.