“Nada é tão grande como os teus sonhos”

A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito das ações desenvolvidas no EIXO 2, colocou em prática a atividade OTL+, programa ocupacional de tempos livres para crianças e jovens com idades entre os 8 e os 16 anos de idade, não integrados em Centros de Atividades de Tempos Livres e em situação de maior vulnerabilidade social.

12 a 16 de julho direcionamos para crianças e jovens da freguesia de S. Jacinto, 19 a 23 de julho direcionamos para crianças e jovens da freguesia de Nariz, Requeixo, completando os últimos dois dias com crianças e jovens de N. Sra. de Fátima (que participaram no 1º grupo em dezembro de 2020). E por fim na última semana, 26 a 30 de julho, realizamos para crianças e jovens da freguesia de Eixo e Eirol.

Semanas repletas de atividades lúdicas e pedagógicas, que divertiram, desenvolveram e enriqueceram o desenvolvimento de competências sociais, ambientais e culturais. Na generalidade dos três OTLS, as interações experienciadas com o seu grupo de pares potencializaram e valorizaram de forma positiva, apresentando caraterísticas como: assiduidade, pontualidade, sensibilidade, empatia, e capacidade de envolvimento em diferentes contextos. Grupos ativos, curiosos, exploradores que demonstraram algum interesse na realização das suas atividades.

Gratulamos a todos/as que proporcionaram estas concretizações, nomeadamente à eminente articulação com a Câmara Municipal de Aveiro, pela cedência gratuita de transporte de autocarro e do transporte gratuito de ferryboat, que assegurou a gratuitidade dos bilhetes aos seguintes locais:  Centro de Interpretação Ambiental, Museu da cidade e roteiro histórico; ao Ecomuseu Marinha da troncalhada e à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

Agradecemos também à Marinha da Noerinha, à Agente Helena Graça, pela distinta apresentação da “Valentina”; à Universidade de Aveiro, pela dinâmica triunfal do Edupark no parque Infante D. Pedro; à Pizzaria Nova Barra com as melhores pizzas “takeaway” num dia de praia; à Quinta Pedagógica de Cacia; ao Agrupamento de Escuteiros 1334 de Oliveirinha; e ao Agrupamento de Escuteiros de N. Sra. de Fátima; à Fábrica Centro Ciência Viva e ao Lugar dos Afetos; ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e ao Regimento de Infantaria 10 – Área militar de S. Jacinto.

Congratulamos e reconhecemos a todos/as o grande profissionalismo e sempre de muita afetividade que receberam os nossos pequenos e crescidos participantes nestas três semanas.

Por último, mas não menos importante, queremos ainda agradecer e congratular a JF de S. Jacinto; aos Escuteiros Marítimos de S. Jacinto; à JF de Requeixo, N. Sra. Fátima e de Nariz; ao Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Nariz e ao Agrupamento de Escolas de Eixo, e ao CSPNS de Fátima pelo suporte físico disponibilizado para esta ação e aos pais/mães/encarregados de educação pela confiança e entendimento demonstrada.

Todas as realizações do OTL+ cumpriram com as recomendações da Direção Geral da Saúde. E todos/as os que neles participaram obedeceram aos mesmos.

As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 2 – – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, nos termos da Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Ecomuseu Marinha da Troncalhada
Quinta Pedagógica de Cacia
Ecomuseu Marinha da Troncalhada – apresentação da “Valentina”
Sede de Agrupamento de Escuteiros 1334 de Oliveirinha – “ARVORISMO”
Edupark – Parque Infante D. Pedro – parque da cidade
Praia da Barra – praia velha
Quinta pedagógica de Cacia
Regimento de Infantaria 10 – Área Militar de S. Jacinto
Centro de Interpretação Ambiental
Museu da Cidade – Roteiro histórico pela cidade
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – Reserva Natural das Dunas de S.J.

Viagem de ferryboat para o Forte de S.Jacinto

Categorias: Geral