NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 13 de maio de 2021

A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no dia de hoje, seguiu na viagem náutica até São Jacinto, com o objetivo de dinamizar mais uma sessão de informação e sensibilização, com início às 14h00, no Salão Paroquial de S. Jacinto, subordinada à temática, Suporte Básico de Vida, tendo como convidada de excelência, a enfermeira Helena Vieira. Sessão esta, direcionada à população residente e líderes locais da freguesia de S. Jacinto.

A sessão de sensibilização “Suporte Básico de Vida” constituiu-se como uma ferramenta primordial para a prestação inicial de cuidados de saúde em situação de emergência e pressupõe a demonstração de um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade da sobrevivência de vítimas de Paragem Cardiorrespiratória, de acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”.

Através da apresentação do algoritmo de “Suporte Básico de Vida” e da demonstração prática foi possível sensibilizar os/as participantes sobre: Posição Lateral de Segurança; Compressões Torácicas; Desobstrução da Via aérea; e, Convulsões. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato a linha 112 e informar o mais corretamente do local onde se encontra a/s vítima/s, e, quando possível, iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida, vulgarmente chamadas de manobras de reanimação. O conhecimento destes procedimentos pode salvar vidas e devem ser incorporados na vida de cada cidadão.

A sessão foi bastante interessante e de informação muito útil para os/as participantes. Prevenir e saber como atuar em situações de emergência, foi sem dúvida o tema da nossa sessão de sensibilização que suscitou questões, partilha entre os/as participantes.

O nosso especial agradecimento pela presença de todos/as. Reconhecemos e congratulamos mais uma vez a colaboração e de grande distinção, Enfermeira Helena Vieira. Agradecemos toda a cooperação e disponibilidade à Junta de Freguesia de S. Jacinto, à equipa técnica que integra o Espaço Social de São Jacinto, aos Escuteiros Marítimos de S. Jacinto, à Paróquia de S.Jacinto que disponibilizou mais uma vez o Salão Paroquial, e ao Centro Social e Paroquial de S. Jacinto, que todos/as se uniram neste objetivo COMUM, sensibilizar, alertar, informar, apelar e prevenir. Toda a colaboração e articulação desenvolvida é sempre fundamental para concretizar as iniciativas a atingir. O nosso muito obrigada por estarmos JUNTOS. Somos sem dúvida EQUIPA. Já Somos Mais.

A sessão cumpriu com as recomendações da Direção Geral da Saúde.

As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade 1 “CASE”- Prevenir e Atuar em Situações de Emergência e Calamidade.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral