NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 28 de abril de 2021
No dia 28 de abril, pelas 21h00, a equipa técnica do CLDS 4G Aveiro organizou mais um Webinar, subordinado ao tema “Más posturas na infância – sinais de alerta e prevenção”, no âmbito da Atividade 1 “CASE”– Sessões de informação e sensibilização – “Prevenir e atuar em Situações de Emergência e Calamidade”, direcionado à população residente em Aveiro.
Agradecemos à Clínica Rui Faria, com a honrada e distinta colaboração do Exmo. orador João Pinto, licenciado em Fisioterapia, pós-graduado em Posturologia e pós-graduado em Osteopatia, que nos congratulou com esta temática tão premente e importante para todos/as.
Iniciámos a nossa reflexão, sobre o que é a postura. As boas práticas posturais devem ser transmitidas desde cedo, de modo a não comprometer as estruturas corporais e o seu bom funcionamento. Uma má postura pode causar transtornos físicos graves que, por não receberem a nossa atenção, podem afetar nossa qualidade de vida. A postura estática, associada a um posicionamento impróprio causa alterações do sistema músculo-esquelético, especialmente na coluna vertebral. O equilíbrio da postura corporal é um processo complexo, submetido ao funcionamento dos sistemas vestibular, visual, do sistema nervoso central e periférico, bem como das respostas adequadas do sistema musculoesquelético aos estímulos sensoriais. O cérebro é o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimento, entre outros. O sistema nervoso controla as funções do corpo, em todos os aspetos. Finalizamos com a reflexão, que as crianças desenvolvem retrações musculares e sofrem alterações posturais significativas. “O que se pode fazer para corrigir as más posturas?”
- Ter consciência corporal, conhecermos o nosso corpo, as nossas limitações;
- Estar atento/a e identificar o problema diagnosticando de imediato;
- Praticar exercícios regularmente, para manter os músculos devidamente fortes;
- Fazer alongamentos diariamente para aumentar a elasticidade dos músculos.
E assim, terminámos esta sessão de excelência, com conselhos, orientações, questões, partilha entre todo/as participantes, enriquecendo e valorizando ainda mais a importância da consciencialização das “más posturas corporais na infância”, estarmos atentos/as a nós, e à infância dos nossos filhos. Sem dúvida, um tema transversal que tematiza problemas fundamentais e urgentes a consciencializar. Mais postura, maior equilíbrio!
Agradecemos e saudamos a todos (as) os/as participantes pela presença e contributo nesta partilha virtual mas tão próxima e de forma entusiasta.
A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.