#CASE
Realizou-se ontem, dia 30 de março, o webinar com o tema “Prevenção de comportamentos aditivos: os novos desafios”, com a preciosa colaboração da Dra. Adelaide Costa (Projeto Alternativas – Centro Social Paroquial da Vera Cruz) e Dra. Cristina Conceição (CRI de Aveiro).
A atual situação pandémica, o isolamento físico e social e a diminuição das atividades ao ar livre trouxeram um privilégio maior com o mundo internauta. Por outro lado, com as alterações do nosso quotidiano, como o ensino à distância e o teletrabalho, entre outros, começamos a passar mais tempo do que deveríamos em frente a dispositivos tecnológicos. Existe, desta forma, uma via aberta ao desenvolvimento de comportamentos aditivos, debatidos no webinar, tais como os jogos, a vida demasiado exposta nas redes sociais, entre muitos outros.
Num webinar bastante participativo, refletiu-se não só sobre as desvantagens do meio da tecnologia, mas também sobre os seus benefícios nas várias componentes da nossa vida.bOs tipos de comportamentos aditivos face às tecnologias são um problema bem atual e ainda com um futuro incerto. Todos os sinais de alerta são fundamentais para a solução. A resiliência digital e literacia digital são conceitos fundamentais e devem ser trabalhadas, como forma de prevenção dos comportamentos aditivos neste contexto. Por fim, foi partilhada informação sobre as entidades que dão respostas neste contexto no concelho de Aveiro.
Em suma, esta reflexão contribuiu para o nosso papel enquanto pais, cuidadores e educadores, na promoção dos benefícios das tecnologias e no atenuar de comportamentos aditivos dos mais jovens, tendo em conta a saúde de todos. Agradecemos a colaboração e disponibilidade das oradoras e a presença dos participantes.
A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.