CLDS 4G Aveiro //

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 2 de março de 2021

E no dia de hoje, 2 de março, a equipa técnica do CLDS 4G Aveiro organizou mais um Webinar, subordinado ao tema “Redes Sociais nas nossas vidas, Impactos e Perigos”, no âmbito da Atividade 1 “CASE”- Sessões de informação e sensibilização – “Prevenir e atuar em Situações de Emergência e Calamidade”, direcionado à população residente em Aveiro.

Agradecemos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade de Aveiro e à Divisão Policial de Aveiro, na pessoa do Sr. Comissário Tiago Varela, com a honrada colaboração dos Exmos. oradores: Agente José Barbosa e Agente Jorge Aparício.

Objetivamos refletir sobre a presença e influência das redes sociais digitais na nossa vida e educação, procurando reconhecer a sua importância enquanto ferramenta de comunicação e informação. Um facto inegável é que as redes sociais estão sempre presentes, impregnando um novo processo de socialização, com aspetos positivos e negativos.

O problema não é a tecnologia mas a forma como nos relacionamos com ela, como a utilizamos, e se utilizamos com a devida segurança ou não. Como ter segurança na internet? Como podemos diminuir a nossa exposição na internet? Que medidas de segurança a tomar? Quais as consequências reais destas plataformas no nosso comportamento e se temos consciência do tempo que passamos nas redes sociais. Como podemos ajudar os nossos filhos a superar o cyberbulling?

É primordial tomar medidas rápidas, pois a disseminação pela internet é acelerada! Dar relevância ao comunicar mais, ouvindo mais. É importante promover e procurar palestras informativas para pais e filhos para sensibilizar e informar sobre a virtualidade e a invisibilidade desta “dependência”, consciencializando a sociedade para este novo mundo, fomentando maior responsabilidade e segurança individual e coletiva.

Agradecemos também a todos (as) os/as participantes pela presença e contributo nesta partilha virtual com um objetivo categórico, estarmos informados, encontrarmos mais soluções todos juntos e para todos, para um “amanhã” mais seguro….esteja atento (a). Obrigada!

A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral