“LUTO EM TEMPOS DE PANDEMIA”

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 19 de fevereiro de 2021

E no dia de hoje, 19 de fevereiro, a equipa técnica do CLDS 4G Aveiro organizou mais um Webinar, subordinado ao tema “Luto em tempos de pandemia”, no âmbito da Atividade 1 “CASE”- Sessões de informação e sensibilização – “Prevenir e atuar em Situações de Emergência e Calamidade”, direcionado à população residente em Aveiro.
Com a convidada/oradora Cristina Felizardo, que tem abraçado uma missão muito especial, Conselheira de Luto, refletimos sobre o processo de luto. Como viver o luto em tempos de pandemia? O processo de luto afeta de que forma?

As mudanças de rituais e o impacto no processo de luto, a forma como se lida com o processo de perda da pessoa, a importância do cuidado do morrer e que estratégias de adaptação para um luto saudável.

 Hoje aprendemos que o caminho do luto passa por várias metamorfoses: o choque (o tempo necessário que a pessoa encontra a estratégia para começar a lidar com a nova realidade); a descrença (o conforto entre a razão e a emoção); o reconhecimento (a catarse emocional, a tomada da consciência da perda afetiva); e a superação (a irreversibilidade da perda). O suporte ao enlutado será sempre no sentido de ajudar a construir uma nova forma de manifestação de vínculo. A conexão não deixará de existir, mas transformar-se-á. “O luto é tempo necessário para viver a tristeza do amor, e só conseguimos encontrar a paz interior na nova realidade”. Termos consciência “de que a pessoa que tanto amávamos era tão querida por todos, ajuda-nos a fazer o luto, pois sabemos que ela continua viva dentro dos corações de muitos. Afinal, só morremos verdadeiramente quando ficamos esquecidos nos corações dos que nos continuam.” (fonte: https://www.cfeliz.pt/pt/blog/como-se-vive-o-luto-em-pandemia)

Agradecemos a todos(as) pela disponibilidade emocional, interesse, partilha de sentimentos,  e das inúmeras estratégias de generosidade, nesta caminhada que é a Vida.

Um agradecimento especial à nossa prezada oradora e convidada, Cristina Felizardo que com grande sapiência e sensibilidade conseguiu amparar e tornar a nossa rede emocional mais forte.

A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral