CLDS 4G Aveiro //

AÇÕES DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA – NO CONTEXTO DOMÉSTICO

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 15 de dezembro de 2020

A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro organizou nos dias 27 de novembro, 4 e 15 de dezembro, Sessões de informação e sensibilização sobre “Suporte Básico de Vida – no contexto doméstico”, no âmbito da Atividade 1 “CASE”, direcionada à população residente em N. Sra de Fátima, Oliveirinha e Eirol.

 A sessão de sensibilização “Suporte Básico de Vida – no contexto doméstico” constituiu-se como uma ferramenta primordial para a prestação inicial de cuidados de saúde em situação de emergência e pressupõe a demonstração de um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade da sobrevivência de vítimas de Paragem Cardiorrespiratória, de acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”.

Através da apresentação do algoritmo de “Suporte Básico de Vida” e da demonstração prática foi possível sensibilizar os/as participantes sobre: Posição Lateral de Segurança; Compressões Torácicas; Desobstrução da Via aérea; e, Convulsões. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de  imediato a linha 112 e informar o mais corretamente do local onde se encontra a/s vítima/s, e, quando possível, iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida, vulgarmente chamadas de manobras de reanimação. O conhecimento destes procedimentos pode salvar vidas e devem ser incorporados na vida de cada cidadão.

Ambas as sessões decorreram conforme o previsto e foram muito consideradas por parte dos participantes. O nosso especial agradecimento pela presença de todos/as. Reconhecemos e agradecemos a colaboração dos profissionais – Bombeiro António Vinagre (Bombeiros Aveiro Velhos) e à Enfermeira Helena Vieira. Um especial agradecimento à Equipa Técnica da Santa Casa de Misericórdia de Aveiro. Por último, mas não menos importante, o nosso obrigado às Juntas de Freguesias de Requeixo, N. Sra. de Fátima e de Nariz, de Oliveirinha e de Eixo e Eirol, que para além de toda a colaboração desenvolvida, disponibilizaram novamente o espaço físico, para mais uma iniciativa do CLDS 4G Aveiro.

As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral