NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 11 de dezembro de 2020

A equipa técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade A6 “SÊ-TU”, organizou três dias de “Sessões de informação e sensibilização + Oficinas de saberes e Ofícios,” uma sessão contínua, que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no salão Polivalente de N. Sra. de Fátima, para pessoas em situação de desemprego de longa duração, residentes da Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz.

O conjunto dos temas, totalizou 8 horas de temáticas enriquecedoras e transversais, que interligados entre si, sensibilizaram para diferentes preocupações, tais como: as alterações climáticas na nossa dieta alimentar, como podem influenciar o nosso desenvolvimento pessoal e social  e como imperam na importância do eu, no seu desenvolvimento económico e ambiental; a programação neurolinguística, compreendida como processo catalisador no desenvolvimento pessoal; a igualdade de género e oportunidades, reconhecendo a igualdade de direitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação e valorização; e por último, a sensibilização para as medidas de primeiros socorros em situação de emergência.

O último dia, 11 de dezembro, contemplou 4 horas de Oficinas de Saberes e Ofícios, com a colaboração de Artesãos de Nariz. Num primeiro momento, deu-se a conhecer algumas das obras de Arte Naval, com o artista artesão Adelino Aires, e num segundo momento partiu-se para a exploração de artes manuais, com o artista artesão Casimiro Ferreira, elaborando-se algumas peças de arte em vime.

Perspetivámos de forma otimista esta primeira iniciativa no âmbito do “Sê-TU”, e esperamos ter contribuído para três dias de concretizações e de grande harmonia entre todos/as.

Agradecemos a presença de todos/as; reconhecemos a colaboração de todos os diferentes profissionais nas temáticas convidadas nomeadamente à Associação Portuguesa de Educação Ambiental; ao Instituto Clínico de Aveiro; à Enfermeira Helena Vieira; e aos Artesãos de Nariz: Sr. Adelino Aires; e Sr. Casimiro Ferreira. Um especial agradecimento à Equipa Técnica de RSI da Casa Mãe Aradas e ao Gabinete de Inserção Profissional de Aveiro (GIP). O nosso obrigado à Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e de Nariz, que para além de toda a colaboração desenvolvida, disponibilizou novamente o espaço físico, para mais uma iniciativa do CLDS 4G Aveiro.

A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral