Nossa Senhora de Fátima, 24 de janeiro de 2023

A equipa Técnica do CLDS 4G Aveiro, no âmbito da Atividade 7 “Aveiro Voluntária 4G”, esteve na Casa das Associações em Aradas, a dinamizar mais uma Sessão de Capacitação para futuros voluntários, contando com a colaboração da Pista Mágica (entidade habilitada para o efeito), a sessão decorreu no dia 21 de janeiro. A sessão de 6 horas de capacitação, foi dividida em 3 horas no período da manhã e as restantes 3 horas no período da tarde.

O objetivo desta atividade passa por capacitar futuros voluntários/as em áreas específicas de apoio, assim como, fomentar práticas de partilha de experiências/saberes.
Na sessão de capacitação foram abordadas várias temáticas relacionadas com o voluntariado, como o que é o voluntariado, os direitos e deveres dos voluntários, os tipos de voluntariado que existem, bem como, as áreas de atuação onde é possível fazer voluntariado. Foram abordados os aspetos/características que um voluntário deve ter para desempenhar as suas funções. As motivações e competências no voluntariado, a importância da comunicação eficaz, gestão emocional, gestão de conflitos e trabalho em equipa no voluntariado, e alguns dos benefícios do voluntariado.
Por fim, foi apresentado aos participantes, um conjunto de oportunidades de voluntariado, onde é possível fazer voluntariado no concelho de Aveiro, assim como, a indicação de vários sites onde é possível consultar oportunidades de voluntariado.
Durante a sessão foram realizadas várias dinâmicas e reflexões sobre as temáticas abordadas, havendo uma participação ativa e muito interessada por parte dos participantes presentes.
O nosso especial agradecimento pela presença de todo/as. Congratulamos a colaboração da Pista Mágica. Agradecemos toda a distinta cooperação e disponibilidade da Junta de Freguesia de Aradas, no que respeita ao espaço físico, da Casa das Associações.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no âmbito do Eixo 4 – “Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários”. Atividade 7 “Aveiro Voluntária 4G”. O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Categorias: Geral