10 de dezembro de 2021, Nossa Senhora de Fátima
Na semana de 6 a 10 de dezembro o CLDS 4G Aveiro esteve no Agrupamento de Escolas José Estevão, com a colaboração distinta e exímia dos Bombeiros Aveiro Velhos, que se predisposeram na realização “Exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida” no âmbito da atividade CASE – “Como Atuar em Situações de Emergência” direcionado à população residente, aos alunos que frequentam o 9ºano de escolaridade.
O objetivo desta atividade constitui em informar, visualizar e experienciar se possível as práticas utilizadas nas manobras de reanimação, mostrando aos participantes este tipo de práticas.
Sensibilizar e apresentar o algoritmo de “Suporte Básico de Vida” e da demonstração prática foi possível sensibilizar os participantes sobre as compressões torácicas, reconhecer a gravidade da situação e saber como atuar, ligar de imediato a linha 112 e informar o mais corretamente do local onde se encontra a/s vítima/s; sensibilizar para a importância de conhecer a cadeia de sobrevivência e que esta pode fazer a diferença na realidade.
Dinamizar e sensibilizar este tipo de exercícios em Suporte Básico de Vida junto da população, ganha cada vez mais notoriedade, uma vez que quanto mais cidadãos possuírem conhecimento de Suporte Básico de Vida, e estiverem preparados para intervir, maior será a taxa de sobrevivência no contexto pré-hospitalar.
Aspetos impulsionadores que se verificaram nas competências destes alunos/as:
- Recetividade, empenho, atenção;
- Saber fazer o V.O.S (VER/ OUVIR/ SENTIR);
- Experienciar e praticar este exercício em suporte básico de vida.
“Poder salvar a vida de alguém“, de um colega, de um amigo, de um familiar ou de um vizinho….seja quem for, a vida de alguém impera sempre nas nossas prioridades enquanto Ser Humano. Mas nunca esquecer as condições de segurança. É nosso dever cívico ajudar/socorrer alguém em situação emergente, mas desde que não comprometa a “NOSSA SEGURANÇA”.
Foram as dezenas de opiniões destes alunos/as que se fizeram evidenciar e ouvir, aquando sua participação verbal e no preenchimento do questionário de satisfação, “poder salvar a vida de alguém”!
Em nome de toda a equipa técnica, agradecemos e congratulamos com enorme entusiasmo a todos/as os/as alunos/as que frequentam o 9ºano de escolaridade, às turmas: A / B / C e D, pela assiduidade, empenho, interesse, persistência, afinco e envolvimento nesta atividade. Parafraseando as distintas palavras da senhora professora Maria Manuela Azevedo, “Ver e Ouvir com atenção para Fazer”…de facto no final, todos/as souberam fazer o exercício de mass training em SBV.
Congratulamos as entidades envolvidas para o sucesso desta realização, nomeadamente, aos Bombeiros Aveiro Velhos, Ricardo Guerra na qualidade de Adjunto; Mário Prata na qualidade de Bombeiro de Primeira; Ana Ferreira na qualidade de Bombeira de Terceira e Pedro Campos, na qualidade de Sub-Chefe.
Congratulamos a direção deste agrupamento para a recetividade de importância desta sensibilização e um especial agradecimento à distinta e respeitada Senhora Professora Carla Carvalho, que esteve connosco neste trabalho meritório conjunto. Agradecendo também a todos/as os professores/as que estiveram e se predisposeram a facultar o seu tempo letivo de aula, com este tipo de práticas e contribuindo para uma melhor cidadania ativa. E reconhecendo todo o esforço e dedicação das senhoras funcionárias operacionais do agrupamento, que estiveram sempre com o cuidado de preparação e limpeza da sala/auditório.
O nosso muito obrigada.
As sessões desenvolvidas enquadram-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários. Atividade CASE – Sessões de Informação e Sensibilização – Prevenir e Atuar em Situações de Emergência e Calamidade e Exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida com práticas utilizadas nas manobras de reanimação.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.