NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 6 de maio de 2021
E no dia de hoje, 6 de maio, a equipa técnica do CLDS 4G Aveiro rumou até à freguesia de São Jacinto. Organizar e dinamizar uma sessão subordinada ao tema “Redes Sociais nas nossas vidas, Impactos e Perigos”, no âmbito da Atividade 1 “CASE”- Sessões de informação e sensibilização – “Prevenir e atuar em Situações de Emergência e Calamidade”, direcionado à população residente de São Jacinto.
Agradecemos e congratulamos a colaboração distinta da Equipa de Secção de prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) Destacamento de Ovar, com a honrada colaboração dos Exmo/a(s). oradores: Cabo-chefe Pedro Santos; e a Guarda principal Patrícia Dourado.
Refletimos sobre a presença e influência das redes sociais digitais na nossa vida e educação, procurando reconhecer a sua importância enquanto ferramenta de comunicação e informação. Um facto inegável é que as redes sociais estão sempre presentes, impregnando um novo processo de socialização, com aspetos positivos e negativos.
O problema não é a tecnologia, mas a forma como nos relacionamos com ela, como a utilizamos, e se utilizamos com a devida segurança ou não, na nossa vida pessoal e familiar.
Como ter segurança na internet? Como podemos diminuir a nossa exposição na internet e de não expor a nossa identidade pessoal nem dos outros? Que medidas de segurança a tomar? Como devemos obter informação fidedigna? A quem contactar? Como podemos proteger os nossos dados pessoais e cooperativos?
Como podemos ajudar os nossos filhos a superar o cyberbulling? Cyberbullying define o uso de tecnologias digitais com o intuito de ofender, humilhar, intimidar, ameaçar, molestar ou abusar de alguém, através de meios eletrónicos. Como podemos educar melhor e preparar os nossos filhos para um “amanhã” seguro e com respeito, nesta nova realidade, “era da internet”. Como podemos promover internet segura para os mais velhos, uma boa experiência digital, sem receios de ser enganado e de ser/sentir-se desvalorizado/a.
É primordial tomar medidas rápidas, seguras, pois a disseminação pela internet é acelerada! Dar relevância ao comunicar mais, ouvindo mais, estar informado e maior interesse por medidas de segurança. Esta nova era é de todos/as e temos que ser todos/as ajudar e a sensibilizar para uma realidade mais segura e saudável.
O nosso sincero agradecimento: à Junta de Freguesia de S. Jacinto; ao Espaço/Gabinete Social de S. Jacinto; aos Escuteiros Marítimos de S. Jacinto; à Paróquia de S. Jacinto que disponibilizou o espaço físico para esta realização, e ao Centro Social Paroquial de S. Jacinto. E também a todos (as) os/as participantes pela presença e contributo nesta partilha agora presencial, com o nosso princípio categórico, estarmos informados, encontrarmos mais soluções todos juntos e para todos, para um “amanhã” mais seguro. A todos/as o nosso muito obrigada pelo esforço e reforço de divulgação desta sessão. Juntos somos mais.
A sessão desenvolvida enquadra-se no Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou desenvolvimento comunitários.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.