Nossa Senhora de Fátima, 26 de novembro de 2020
O CLDS 4G Aveiro e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, uniram-se nesta nobre iniciativa para celebrar a Floresta Autóctone, com o apoio das Juntas de Freguesias na cedência de espaços para a realização destas sessões.
Iniciamos as nossas sessões com algumas questões:
O que significa a Floresta Autóctone?
O que é a Floresta para ti?
Que medidas a implementar para proteger e expandir a floresta autóctone? Que espécies arbóreas autóctones devemos preservar?
Que árvores devemos plantar?
Que cuidados de reflorestação devemos ter?
Como atuar na recuperação de áreas ardidas?
Que função dos Espaços Verdes no ordenamento do Território?
Foram exemplos de algumas questões que imperaram nesta temática.
20, 23 e 24 de novembro foram dias dedicados à temática da natureza, com um público-alvo privilegiado: líderes locais de entidades/associações/ grupos formais e não formais, das freguesias de: Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz; Eixo e Eirol; Oliveirinha; e; S. Jacinto.
A partilha de Preocupações, a afirmação dos nossos Deveres e a Responsabilidade Social e Ambiental predominam nas nossas vidas, pelo que imperam a necessidade de uma maior conscientização.
O nosso agradecimento ao Sr. Presidente Miguel Silva da Junta de Freguesia de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz; ao Sr. Presidente João Morgado da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol; ao Sr. Presidente Firmino Ferreira da Junta de Freguesia de Oliveirinha; e ao Sr. Presidente António Augusto Aguiar da Junta de Freguesia de S. Jacinto.
O nosso obrigada a todos/as participantes e aos nossos oradores de excelência: Presidente Dr. Joaquim Pinto e Dra. Íris Silva da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, e a Dra. Cristina Montez do Instituto de Conservação de Natureza e das Florestas.
O Projeto CLDS 4G Aveiro é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.